26 de abril de 2013

Um papo com Izadora Pimenta sobre o projeto "Escuta Essa"


Como prometido, bati um papo com a Izadora Pimenta para compartilhar aqui no blog. Ela é a pessoa por trás do "Escuta Essa", um e-book de contos e ilustrações - inspirados em canções de novos nomes da música nacional - que será lançado gratuitamente no dia 2 de maio, no Rock'n'Beats. 

Estudante de jornalismo, blogueira, editora de um site, responsável por outros dois projetos que intercalam contos e música, e autora de um romance engavetado,  a Izadora não para. Na entrevista, a garota que  "gosta de fazer as coisas acontecerem" conta sobre os bastidores - e expectativas - do projeto que envolveu mais de 60 pessoas, todos apaixonados por música.

Ao final, em primeira mão, você pode conferir um dos contos que integram o livro. "Domingo", de Thiago Dalleck, é inspirado em uma música da banda Ludov, e tem ilustração assinada por Sabrinna Suzuki.


“Escuta Essa” é apresentado como um livro para pessoas que gostam de música. O que os leitores podem esperar? 
De tudo um pouco. São vários estilos de escrita, várias releituras que jamais imaginaríamos para as canções. Gosto de dizer que este livro é o caminho inverso: ao invés de definirmos uma trilha sonora para uma história, definimos uma história para uma trilha sonora.

Mais de 60 pessoas participam do projeto. Como foi a dinâmica de trabalho? 
Todo o livro foi organizado em um grupo de Facebook. No início, teríamos só as pessoas que escreveram os contos, mas a Danielly Friedrich surgiu com a ideia de recrutar ilustradores e assim começamos uma campanha, convidando conhecidos e compartilhando no Facebook uma imagem para chamá-los. Assim, conseguimos reunir 31 contos e 31 ilustrações - fora a capa que foi feita pelo Rodrigo Lourenti, responsável pelas artes de outros projetos do Rock'n'Beats como "I Need a Kamera" e "Off The Tracks". O projeto gráfico do livro é meu e ele tem todo o plus de ser interativo, o que deixa a coisa melhor ainda. 

Qual é o maior barato de coordenar um projeto como esse? 
Gosto de fazer as coisas acontecerem, ao invés de esperar que elas aconteçam. Dar oportunidade a muita gente talentosa de mostrar seu trabalho por aí. Acho que essa é a essência de tudo. E também tem a questão das músicas - é uma grande homenagem a algo que gosto tanto. 

Esse não é seu primeiro projeto com livros, correto? 
Certo. Lancei em agosto o "Um Ou Mais Graus de Separação", uma coletânea com vários tipos de textos de várias pessoas, que teve versão online e física. Em novembro veio "O Livro Que Ainda Não Tem Nome", inspirado nas músicas do álbum "Tudo Que Eu Sempre Sonhei", do Pullovers, disponibilizado online no BACKBEAT. Na verdade essa coisa toda começou quando eu trabalhava com o Vinícius Gandolphi, que participou dos dois primeiros livros e publicava poesias todos os dias no Facebook. A ideia inicial era fazer um e-book lá do pessoal do trabalho mesmo. Mas daí eu vi que essa ideia poderia ser maior. 

Quais as suas pretensões nessa área? 
Sempre quis lançar um livro. Desde pequena sou vidrada nos meus e estou sempre procurando novas referências. Também passei a me envolver com planejamento gráfico, o que viabilizou a diagramação de todos eles. Este ano, se nada der errado, deve sair meu primeiro livro-reportagem, fruto do meu projeto de conclusão de curso. Tenho um romance empacado e várias ideias na cabeça. Acho que é tudo uma questão de onde isso tudo me levar. Por enquanto eu não espero nada concretamente, mesmo. 

Existe a possibilidade do “Escuta Essa” vir a ser um livro físico? 
Eu bem que gostaria. Espero que alguma editora esteja lendo este blog e pense no quão legal é a ideia, porque a produção pelo modo independente se torna inviável. Lancei meu primeiro livro pelo Clube de Autores, que faz livros on demand, mas o miolo era preto-e-branco. Com o miolo colorido, creio que o preço não compensa. 

As pessoas interessadas no livro podem acessá-lo onde e a partir de quando? 
A partir do dia 2 de maio, o livro será disponibilizado gratuitamente, para visualização e download, no Rock'n'Beats.

Leia abaixo, em primeira mão, o conto "Domingo", de Thiago Dalleck, com ilustração de Sabrinna Suzuki - inspirado na música "O Passado", da banda Ludov.



Nenhum comentário :

Postar um comentário