9 de fevereiro de 2013

Poesia completa de Leminski nas livrarias

"Tarefa difícil é fazer a poesia de Paulo Leminski caber num livro só. Se Leminski era múltiplo — poeta, romancista, tradutor, biógrafo, compositor, professor, jornalista, publicitário e faixa preta de judô —, também múltipla é a sua obra poética. Cultura oriental, MPB, movimento operário polonês e cinema americano: eis algumas das influências do mestre curitibano, que criou de tudo um pouco, de poemas concretos e haikais a versos líricos e canções populares."

Sofia Mariutti, editora da Companhia das Letras, escreveu no blog da empresa sobre o processo de compilação da obra escrita e publicada por Paulo Leminski - que chega às livrarias, em 28 de fevereiro, na aguardada edição "Toda Poesia".

Para aprofundar o contato do leitor com os versos do célebre poeta curitibano, que já foram desenhados, cantados e até pichados em muros pelo Brasil, o livro traz textos de apoio assinados por Haroldo de Campos, Caetano Veloso, Leyla Perrone-Moisés, Alice Ruiz (companheira de Leminski por décadas) e José Miguel Wisnik.

É possível encontrar uma porção de documentários e outros conteúdos em vídeo que se debruçam sobre a obra de Leminski, falecido em 1989. Sofia conta que esse material também foi consultado para composição de "Toda Poesia". 

Logo abaixo você acompanha um dos vídeos indicados pela editora. No documentário "Polaco Loco Paca", de João Knijnik, Lemiski fala sobre linguagem e poesia, e recita alguns de seus versos.

Mais sobre o livro: http://www.blogdacompanhia.com.br/2013/02/samurai-total/

Nenhum comentário :

Postar um comentário